Sociedade
Zaire tem 49 mil doses de vacinas contra cancro do colo do útero
A província do Zaire tem disponíveis 49 mil doses de vacinas contra o câncer do colo do útero, uma campanha que deverá começar entre os dias 27 de outubro e 5 de novembro deste ano.
De acordo com o Supervisor Provincial para a Promoção da Saúde Pública, Andrade Kianzuacu, estão mobilizados 400 vacinadores. A campanha dedicada para meninas de 9 a 12 anos de idade poderá obedecer duas fases.
“A campanha será realizada para vacinar todas as meninas de 9 a 12 anos de idade. Nas escolas vai ser realizada dia 27 de outubro e termina dia 5 de novembro de 2025”, disse.
A campanha vai ser realizada em duas fases: “a primeira fase é nas escolas e a segunda fase todas aquelas meninas que estão fora do sistema de ensino e que vão beneficiar desta vacina. Nós temos no total que vamos vacinar 49 mil 586 meninas de 9 a 12 anos”, afirmou.
Quanto aos envolvidos, o responsável disse que serão 406 técnicos com 45 equipas, composta por 18 supervisores, 90 vacinadores, 135 registradores, 45 mobilizadores, 44 logísticos, mais os Supervisores Provinciais e em cada município da educação e na província duas pessoas, que totaliza 406.
Andrade Kianzuako espera pela colaboração dos pais e encarregados de educação para o sucesso da campanha.
“A vacina é boa, não faz mal, previne as doenças, não mata ninguém. Isso é para prevenir as nossas crianças para amanhã serem saudáveis. Não vai custar dinheiro. A forma de vacinar, estaremos nas escolas primeiro e depois vamos nos bairros, vamos meter lugar fixo, onde passarão a chegar todas as pessoas para beneficiar dessa vacina. Ninguém pode esconder a sua criança”.
O responsável apela os papais e encarregados de educação da província a liberarem as crianças para serem vacinadas.
“Criança vacinada salva a vida, não podemos esconder as crianças. O dia quando chegar, liberte as crianças, para aqueles que não estudam também vão beneficiar desta vacina através das equipas fixas, móveis e avançadas”, finalizou.
