Ligar-se a nós

Mundo

Ucrânia é “apenas o aquecimento” para crise maior, diz chefe das forças nucleares dos EUA

Publicado

em

O oficial da marinha responsável pela tríade nuclear americana diz que as actuais tensões mundiais provocadas pela guerra da Rússia contra a Ucrânia podem ser o acto de abertura para um conflito maior para o qual os EUA devem se preparar.

Em comentários no Simpósio Anual e Actualização da Indústria de 2022 da Liga Submarina Naval, o comandante do Comando Estratégico dos EUA, almirante Charles Richard, disse que a crise na Ucrânia “é apenas o aquecimento”.

“O grande está chegando, e não vai demorar muito para que sejamos testados de maneiras que não fomos testados há muito tempo”, disse ele.

Richard disse que o “nível de dissuasão” das forças dos EUA contra a China – um grande concorrente e adversário – está “afundando lentamente” porque os chineses conseguiram construir e implantar mais “capacidade no campo” em um ritmo mais rápido do que seus colegas americanos. .

“À medida que essas curvas continuam, não importa quão bom seja nosso [plano operacional] ou quão bons sejam nossos comandantes, ou quão bons sejam nossos cavalos – não teremos o suficiente deles. E esse é um problema de muito curto prazo”, disse ele, embora tenha acrescentado que a força submarina dos EUA continua sendo “talvez a única vantagem assimétrica verdadeira que ainda temos contra nossos oponentes”.

Em Agosto, o Almirante Mike Gilday, Chefe de Operações Navais, disse ao think tank conservador Heritage Foundation que a barreira mais significativa para aumentar as capacidades navais dos EUA é “uma capacidade industrial limitada”.

Ondas sucessivas de fechamento de bases e cortes no orçamento de defesa levaram os EUA a fechar estaleiros navais anteriormente pertencentes ao governo e transferir cada vez mais responsabilidade para empreiteiros privados, deixando muito menos instalações capazes de construir ou manter navios de guerra do que estavam disponíveis durante conflitos anteriores.

Com agências internacionais 

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD