Connect with us

Mundo

Ucrânia é “apenas o aquecimento” para crise maior, diz chefe das forças nucleares dos EUA

Published

on

O oficial da marinha responsável pela tríade nuclear americana diz que as actuais tensões mundiais provocadas pela guerra da Rússia contra a Ucrânia podem ser o acto de abertura para um conflito maior para o qual os EUA devem se preparar.

Em comentários no Simpósio Anual e Actualização da Indústria de 2022 da Liga Submarina Naval, o comandante do Comando Estratégico dos EUA, almirante Charles Richard, disse que a crise na Ucrânia “é apenas o aquecimento”.

“O grande está chegando, e não vai demorar muito para que sejamos testados de maneiras que não fomos testados há muito tempo”, disse ele.

Richard disse que o “nível de dissuasão” das forças dos EUA contra a China – um grande concorrente e adversário – está “afundando lentamente” porque os chineses conseguiram construir e implantar mais “capacidade no campo” em um ritmo mais rápido do que seus colegas americanos. .

“À medida que essas curvas continuam, não importa quão bom seja nosso [plano operacional] ou quão bons sejam nossos comandantes, ou quão bons sejam nossos cavalos – não teremos o suficiente deles. E esse é um problema de muito curto prazo”, disse ele, embora tenha acrescentado que a força submarina dos EUA continua sendo “talvez a única vantagem assimétrica verdadeira que ainda temos contra nossos oponentes”.

Em Agosto, o Almirante Mike Gilday, Chefe de Operações Navais, disse ao think tank conservador Heritage Foundation que a barreira mais significativa para aumentar as capacidades navais dos EUA é “uma capacidade industrial limitada”.

Ondas sucessivas de fechamento de bases e cortes no orçamento de defesa levaram os EUA a fechar estaleiros navais anteriormente pertencentes ao governo e transferir cada vez mais responsabilidade para empreiteiros privados, deixando muito menos instalações capazes de construir ou manter navios de guerra do que estavam disponíveis durante conflitos anteriores.

Com agências internacionais