Mundo
Supremo Tribunal da Venezuela nomeia Delcy Rodrigues como presidente interina
O Supremo Tribunal da Venezuela nomeou a vice-presidente Delcy Rodríguez como chefe de Estado interina. A decisão surge após o ataque dos Estados Unidos da América à Caracas e captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, na madrugada de sábado.
“O Supremo Tribunal da Venezuela decidiu que a vice-presidente Delcy Rodríguez assuma imediatamente as funções de presidente da República, em estrita conformidade com a Constituição e as leis da Venezuela”, afirmou a juíza Tania d’Amelio, citada pela Emissora Venezolana de Televisión.
No dia 03 de Janeiro, os Estados Unidos atacaram instalações civis e militares em Caracas. Nicolás Maduro e sua esposa foram capturados e levados para Nova Iorque, onde serão julgados.
Em declarações à imprensa, o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil Pinto, disse que “as acções de Washington são uma agressão militar”.
O estado de emergência foi decretado na Venezuela. O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou o ataque ao país sul-americano com a justificativa de que Maduro financiava o narcotráfico, mas, entretanto, mostrou interesse no petróleo venezuelano, a maior reserva do mundo.
