Mundo
Suíça: bar onde morreram 40 pessoas não realizava inspecção há cinco anos
O bar, conhecido como La Constellation, na estância Crans-Montana, na Suíça, onde morreram 40 pessoas num incêndio durante a noite de Passagem de Ano, estava sem inspecção há cinco anos, de acordo com o Swiss Info.
A mesma fonte refere ainda que o bar suíço não era sujeito a inspecções de segurança desde 2020, embora as mesmas sejam obrigatórias anualmente em espaços que estejam abertos ao público.
“Houve negligência por parte do proprietário do bar (…) Havia uma cultura de risco imprudente que ultrapassava os controlos”, afirmou Nicolas Féraud, presidente da comuna de Crans-Montana, esta terça-feira, acrescentando que o proprietário do espaço “colocou em perigo os clientes e os funcionários”.
Na sequência da descoberta, o Conselho Municipal decidiu tomar medidas imediatas e proibiu o uso de dispositivos pirotécnicos de todos os tipos em locais fechados, em todo o território municipal.
Decidiu também contratar um gabinete externo especializado para “realizar, sem demora, uma inspecção a todos os estabelecimentos públicos do município, incluindo à qualidade dos materiais, apesar de a lei não o prever, pois, caso contrário, a inspecção não atingiria o seu objectivo, que é reforçar a segurança”, lê-se num comunicado hoje divulgado.
