Ligar-se a nós

África

Sudão: militares retomam cidade estratégica das Forças de Apoio aos Rebeldes

Publicado

em

As autoridades sudanesas confirmaram que os militares daquele país e os seus aliados retomaram uma cidade estratégica das Forças de Apoio Rápido aos Rebeldes.

De acordo com informações, a recaptura da cidade de Wad Medani, capital da província de Gezira, ocorreu mais de um ano depois de ter caído nas mãos daquelas forças de apoio aos rebeldes, uma vez que referida cidade já havia sido um refúgio seguro para famílias deslocadas nos primeiros meses da guerra.

Em comunicado, os militares disseram que as suas forças entraram em Wad Medani na manhã de sábado e que estavam trabalhando para “limpar os remanescentes dos rebeldes dentro da cidade”.

O conflito no Sudão começou em Abril de 2023, quando as tensões latentes entre os líderes militares e as RSF explodiram em combates abertos na capital, Cartum, e em outras cidades do extenso país do nordeste africano.

O conflito já forçou milhões de pessoas a fugir de suas casas e deixou algumas famílias comendo grama em uma tentativa desesperada de sobreviver enquanto a fome varria partes do país, como também já matou mais de 28 mil pessoas.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD