África
Presidente do Quénia será principal orador do fórum Reino Unido-África
O Presidente do Quénia, William Ruto, será o principal orador do Fórum The Africa debate 2025 que ocorre durante o fórum de investimentos pan-africano do Reino Unido, a ter lugar no dia 2 de julho próximo em Londres.
Líder queniano, reconhecido em sustentabilidade, energia limpa e desenvolvimento industrial inclusivo, fará o discurso de abertura do evento dando o tom para um dia de diálogo estratégico entre investidores globais, líderes empresariais e formuladores de políticas.
Realizada sob o tema de 2025, “Aproveitando o Capital Natural para o Crescimento”, a edição deste ano visa examinar como a África pode liberar estrategicamente o potencial de seus minerais essenciais, fontes de energia renováveis e ativos naturais mais amplos para acelerar a industrialização, escalar a manufactura avançada e reforçar as cadeias de valor regionais.
A liderança do Quénia nessas áreas, particularmente por meio de sua rápida expansão da energia geotérmica, eólica e solar, sua agenda de manufatura com valor agregado e seu papel como um polo de inovação na África Oriental, personifica a própria transformação que o fórum busca destacar.
Em sua 11ª edição, o Debate África tornou-se uma constante no calendário empresarial entre o Reino Unido e a África: uma plataforma onde a estratégia encontra substância e oportunidades de longo prazo. A palestra do Presidente Ruto deverá apresentar uma visão ousada para explorar a riqueza natural do continente de maneiras sustentáveis e globalmente competitivas.
“Transformando Capital Natural em Competitividade Global” é o tema central do fórum, que busca respostas sobre como a África pode transformar capital natural em competitividade global
À medida que os mercados globais se reestruturam rapidamente em torno dos imperativos climáticos, da transformação digital e da resiliência das cadeias de suprimentos, o capital natural da África passou a ocupar o centro da relevância econômica global.
O continente detém os minerais necessários para a transição energética, a terra e a água necessárias para garantir os sistemas alimentares globais e a biodiversidade vital para a sustentabilidade planetária. Mas, sem aprofundar as cadeias de valor e migrar de modelos extrativos para uma produção de alto valor e ancorada localmente, a África corre o risco de permanecer à margem da riqueza que proporciona.
A sessão de alto nível, de acordo com um documento enviado ao Correio da Kianda, pretende para mudar o actual rumo de África, desde política industrial e capital catalítico até infraestrutura, facilitação do comércio e liderança nacional ousada.
Além do presidente do Quénia, William Ruto, o evento terá ainda como oradores, Lungisa Fuzile , Diretora Executiva, Regiões da África e Offshore, Standard Bank Group Saïd Ibrahimi, CEO da Autoridade Financeira da Cidade de Casablanca.
O presidente e co-fundador da Higherlife Foundation e Delta Philanthropies, Tsitsi Masiyiwa, o Diretor do Departamento Africano, do Fundo Monetário Internacional, Abebe Aemro Selassie, ainda o CEO, Oando Plc, Wale Tinubu.
A moderação do painel sobre África, estará cargo do Diretor Executivo e Diretor de Investimentos da Africa Finance Corporation, Sameh Shenouda.
