Sociedade
Pescadores do Namibe defendem proibição da captura do cachucho
A Associação das Cooperativas de Pesca Artesanal do Namibe quer que se paralise a captura do cachucho para permitir a sustentabilidade e preservação da espécie.
O presidente da associação, José Vata, esclareceu que a captura do cachucho com rede inapropriada pode futuramente prejudicar a biomassa.
“Há muito cachucho, mas é cachucho miúdo. Então devíamos nos perguntar, este cachucho miúdo, é mesmo este tempo que deve se apanhar? Eu não defendo a veda de cachucho, mas eu defendo a paralisação da pesca dirigida ao cachucho com as redes de malhares”, disse.
O responsável apela à tomada de medidas urgentes aos armadores que insistem na prática da pesca com redes proibidas, bem como a maior fiscalização da actividade.
“A malha permitida não é que nós estamos a usar. Nós estamos a usar aquelas redes com malhas muito finas e só morre cachucho fino. A fiscalização não deve ser feita só em terra. Deve ser combatida também a partir do mar. Nós já falámos isso não sei quantas vezes. Porquê? Porque se você me combate só em terra, eu também estudo a forma de te fintar”, explicou.
