Educação Financeira
Novo emprego ou o seu 1º emprego
Conseguiu outro emprego ou o seu 1º emprego na sua vida. Em qualquer caso é uma notícia para ser festejada. Trabalho durante o 1º mês e chega a ter o dinheiro na sua conta bancária como contrapartida do trabalho prestado. E agora?
Deixo um conjunto de conselhos úteis para gerir o seu 1º salário:
1. COMECE A PROGRAMAR & FAÇA UMA LISTA DE DESPESAS
Pensa que pegar no seu cartão Multicaixa por aí a comprar sem qualquer planeamento é cilada e vai correr mal: você vai acabar em dívidas e passar um sufoco financeiro. Chama-se compras por impulso, por emoção;
Não faça compras por impulso! Os gastos por impulso sãos os que mais destroem o nosso orçamento. Compras por impulso são as coisas que compramos que não haviam sido planeadas, coisas que você quer mas não necessita e quiçá não vai usar ou consumir.
Na hora de programar seus gastos, estabeleça para onde deve ir o seu dinheiro. Faça uma relação das contas a pagar e dos itens necessários (urgências, contas fixas, supermercado, transportes, etc).
2. DETERMINE O MÁXIMO A GASTAR POR PERÍODO
Administrar bem o dinheiro reduz o risco de ficar no zero antes do final do mês. Sendo assim, você deve calcular o quanto pode gastar por dia ou por semana.
3 – APRENDA A GASTAR MENOS DO QUE GANHA
Nem todo salário deve ser destinado ao consumo: Você não pode gastar tudo que você ganha, separe sempre uma parte de todo seu rendimento. Esta é uma simples atitude que pode mudar a sua vida financeira para sempre. Separe um valor de no mínimo 20% ou 10% de tudo o que você ganha. Se isso for muito para si, defina um valor que se ajuste ao seu orçamento, nem que for 10.000 Kz, 5.000 Kz ou 2.000 Kz para desenvolver o HÁBITO ou a cultura de poupança.
4 – AUMENTE A TUA CAPACIDADE DE GANHAR
Uma maneira bem eficiente de chegar ao final do mês com dinheiro é aumentar os seus ganhos. Não seja como o nosso país (Angola) que ainda depende muito das receitas do petróleo. Não dependa apenas do seu salário, ou de uma única fonte de rendimento (do seu negócio ou da sua empresa). Se a crise bater à sua porta, como por exemplo, por via de desemprego ou uma catástrofe acontecer que afecte o teu negócio, estará numa situação de carência financeira. Aprenda a diversificar as suas fontes de receitas.
5 – INVISTA
Se tiver algum dinheiro que sobre dos seus vários rendimentos invista em produtos financeiros de bancos, no mercado financeiro, etc.
Hoje em dia trabalhar e ter salário é insuficiente. É preciso saber gerir e ter inteligência financeira.
