Connect with us

Educação Financeira

Cinco sinais de indivíduos cujo salário vai terminar sempre antes do final do mês

Published

on

A vida é feita de prenúncios ou sinais. Estes «alarmes» ocorrem ao longo da vida. Servem também como «faróis» como parâmetros para predizer qual será o nosso futuro. Tenha uma atitude de atenção perante os sinais e saiba ler com inteligência e diligência o que querem dizer e o impacto na vida.

Conheça os sinais de quem NUNCA vai sobrar dinheiro antes do final do mês:

1. Você NUNCA foi ensinado ao longo dos anos na escola como funciona o dinheiro

Infelizmente, o ensino formal, académico não ensina como o dinheiro realmente funciona ou qual comportamento adoptar a nível financeiro ou até mesmo como, em quê e quando Investir.

2. Você não possui competências para gerir o dinheiro

Ter competências em criar rendimento é vital para o crescimento de quem quer que seja: pessoas individuais, casais, empresas, Estados. Todos quanto desejam alcançar resultados muito competitivos devem desenvolver obrigatoriamente estas competências: conhecer o sistema financeiro, é um dos exemplos.

3. Você tem uma relação NEGATIVA com o dinheiro

Esta relação NEGATIVA dá-sepela existência de crenças ou algo que você acredita ou foi educado a acreditar. Somos ensinados que o dinheiro é algo mau, que deve ser lidado como «pedra preciosa» de guardar, guardar, ou pelo contrário, serve para gastar e satisfazer as nossas necessidades, até por que vivemos uma vida apenas… obviamente que os casos que aqui exponho são extremos.

4. Você fica ENDIVIDADO comprando coisas que não precisa

Movido pela pressão social para sustentar um “status” que está acima de suas condições, você toma decisões precipitadas a nível de consumo, colocando-se numa condição de envidado, o que dificulta sobremaneira o seu crescimento pessoal, familiar ou empresarial. Não viva de aparências. Gira e viva de acordo com as suas possibilidades financeiras em cada momento da sua vida, seja nos momentos bons ou nos menos bons.

5. Adapte-se ao CONTEXTO

Se tem mais rendimento, gira bem este tempo de “vacas gordas”, mas o oposto de igual modo. Em tempos de “vacas magras” é tempo para se adaptar ao contexto. Viva com mais ou com menos dinheiro, mas tenha a necessária flexibilidade para ter Dignidade e Sucesso.

Chegar ao final do mês e entrar num novo início de mês não deve ser uma «maka» com as contas por pagar e pensar que mais uma vez, por volta do dia 10 a 15, o seu dinheiro já acabou… e o final do mês «demora» a chegar.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Manuel Luís Ramos

    21/02/2023 at 7:25 pm

    Me identifico com com uma boa parte das características! Preciso mudar e aprender a educação financeira…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *