Sociedade
Março Mulher: Vice-Governadora de Luanda visita estabelecimento prisional de Viana

Na abertura, e no quadro da jornada março mulher, o Governo Provincial de Luanda, na pessoa da Vice-Governadora para o Sector Politico e Social, Ana Paula dos Santos Corrêa Victor, visitou o estabelecimento prisional de viana, mais propriamente no sector feminino onde para além de levar consigo bens necessários, ouviu e conviveu com as detentas daquela cadeia.
A governante, transmitiu consolo, e pediu as detentas que tão logo saiam da cadeia reflitam em torno daquilo que passaram durante o tempo naquele estabelecimento prisional.
Segundo a responsavel do sector feminino daquela cadeia, Filomena Catito, admitiu haver dificuldades, mas sem adiantar as mesmas.
Questionada sobre os principais casos dos presos que ali são encaminhado, a responsavel fez saber que apesar de serem diversos, mas, os mais frequentes no sector feminino, são as burlas, homicídios, e furtos, e adiantou que actualmente a casa conta 206 reclusas.
“Nós agora estamos com 206 reclusas.., a casa vai bem, dificuldades sempre temos, o país todo está em dificuldades mas nós conseguimos gerir., as reclusas aqui têm um comportamento normal, elas estão privadas de liberdades e vêm para serem reeducada para posteriormente serem ressocializadas a sociedade, e nós como temos a escolarizacão, temos várias formações, elas aprendem para serem ressocializadas á sociedade, não temos muitos problemas com elas, em termos de comportamento”. Disse!
Filomena Catito, agradeceu a iniciativa do Governo Provincial em levar não só os donativos, mas também pelo facto, trazerem consigo uma palavra de conforto.
“É muito bom, porque quer dizer que a sociedade está atenta, a sociedade não se esqueceu de nós, e há um bom retorno nelas, porque elas vêm que não foram esquecidas, e quando aparecem individualidades, não só com doacões, mas com uma palavra de conforto é gratificante para elas e para nós também”. Concluiu!