África
Mais de mil mortos devido fortes chuvas em vila no Oeste do Sudão

Está agora a ser considerado como um dos desastres naturais mais mortais da história recente do país africano. Mil pessoas já perderam a vida, após deslizamento de terras causado por chuvas fortes, nas montanhas Marrah, uma remota cordilheira vulcânica no centro de Darfur, no oeste do Sudão, de acordo com um comunicado.
No documento divulgado pelo Movimento de Libertação do Sudão (Exército) esclarece que a tragédia ocorreu no domingo, na vila de Tarasin, nas Montanhas Marrah, em Darfur Central, onde a vila foi completamente arrasada. O grupo, pediu, no entanto, ajuda à ONU e a grupos internacionais para recuperação dos corpos.
Grande parte da região de Darfur, afectada pelo conflito, tornou-se inacessível às Nações Unidas e aos grupos de ajuda humanitária devido às restrições paralisantes e aos combates entre o exército sudanês e as Forças de Apoio Rápido.
Centenas de pessoas morrem todos os anos durante as chuvas sazonais que atingem o país de Julho a Outubro. No ano de 2024, fortes chuvas causaram o rompimento de uma barragem na província oriental do Mar Vermelho, matando pelo menos 30 pessoas, segundo as Nações Unidas.
Essa tragédia ocorre quando a brutal guerra civil do Sudão continua a se enfurecer. As montanhas Marrah, que já foram um refúgio para famílias que fugiam de conflitos, agora se tornaram o local de perdas inimagináveis. Mais de 40.000 pessoas morreram desde que os combates eclodiram em Abril de 2023.