África
Guiné-Bissau: Sissoco Embaló e Fernando Dias dominam corrida às presidenciais deste mês
Na Guiné-Bissau, o actual Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló e Fernando Dias, dominam as presidenciais do próximo domingo, 23, do corrente mês. Fernando Dias candidato independente se destacou como figura da oposição deste pleito por conta da forte campanha de apoio que tem recebido de Domingos Simões Pereira, do PAIGC, afastado da corrida pelo Supremo Tribunal de Justiça, bem como do outro candidato Siga Baptista que demostrou igualmente apoio por intermédio das suas páginas nas redes sociais.
Durante o lançamento do seu manifesto eleitoral, Sissoco Embaló destacou como prioridade a realização das primeiras eleições autárquicas da história do país.
“Décadas de uma democracia sem poder local autárquico legitimado pelo voto directo dos cidadãos não dignificaram a Guiné-Bissau. Estamos a realizar a oitava eleição legislativa, porém sem termos realizado uma só eleição autárquica”, disse.
Já Fernando Dias defendeu uma liderança firme baseada na reconciliação e no equilíbrio institucional, afirmando que se apresenta como esperança e como visão de uma Guiné-Bissau independente, unida e inclusiva.
“Garantir a independência e a perfeita coabitação entre Assembleia, Presidência, Governo e tribunais”, afirmou.
O chefe de Estado cessante, Umaro Sissoco Embaló, e o jurista Fernando Dias, apoiado pelo PAIGC, ambos apresentam trajectórias políticas distintas e propostas divergentes para o futuro do país.
Pelo menos mais de 966 mil eleitores guineenses vão às urnas este domingo, 23, para eleger o próximo Presidente da República, num pleito em que concorrem ao todo 12 candidatos.
