Economia
Complexo Industrial do Bengo inaugurado pelo PR vai produzir mais de 120 mil toneladas de alumínio por ano.
O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou esta quinta-feira, 15, a primeira fase da Fábrica de Alumínio Electrolítico Huatong Angola Industry, no Parque Industrial da Zona Franca da Barra do Dande, província do Bengo, com uma capacidade de produção anual de 120 toneladas, gerando “receitas anuais de 300 milhões de dólares”.
Nesta primeira fase, orçada em 250 milhões de dólares, a empresa criou mais de mil postos de trabalho directos e indirectos. Com a entrada em funcionamento da segunda fase, a unidade fabril deverá produzir 240 toneladas de alumínio, resultante de um investimento de 500 milhões de dólares.
A Fábrica de Alumínio Electrolítico é mais um empreendimento industrial que se ergue naquele espaço geográfico, para o desenvolvimento de diferentes negócios, pelas condições excepcionais que se observam, sobretudo, do ponto de vista fiscal e aduaneiro.
Após a conclusão global do projecto, o empreendimento prevê a criação de 12 mil empregos, passando a produzir alumínio através de electrólise, transformando o metal em lingotes, chapas, varas e outros produtos, com aplicação total de 1,6 bilião de dólares.
O projecto privado chinês, edificado no âmbito da cooperação bilateral Angola-China, prevê cinco fases de construção, num período de 8 a 10 anos, cobrindo uma área de cerca de 10 quilómetros quadrados, cujas receitas, nessa altura, podem chegar aos 300 biliões de dólares. O lançamento da primeira pedra para a construção da infra-estrutura aconteceu em Junho de 2024.
O Parque Industrial de Alumínio do Bengo vai funcionar com cinco fornos, integrando tecnologia de ponta, elevados níveis de automação e rigorosos sistemas de controlo de qualidade. As operações são asseguradas com tecnologia de electrólise avançada, sistemas de dupla alimentação eléctrica e monitorização permanente de todos os processos produtivos, que terão como destino, além do mercado nacional, a exportação.
