Ligar-se a nós

Economia

Economista defende reforço da formação técnica para sucesso da Refinaria do Lobito

Publicado

em

O economista José Lumbo entende que a construção da Refinaria do Lobito, um dos maiores projectos estruturantes do país, confere um leque de benefícios para Angola, com destaque para o aumento da produção local, fomento do emprego e automática redução dos níveis de desemprego.

Entretanto, disse que para melhor responder aos desafios do futuro, deve haver um enquadramento e devido acompanhamento da questão formativa dos cidadãos.

Em declarações, esta terça-feira, à Rádio Correio da Kianda, José Lumbo disse que neste domínio do “petróleo”, é importante reforçar a formação nos níveis de ensino médio e superior. Segundo o especialista, a aposta na capacitação técnica da mão-de-obra local é um factor determinante para o neste processo.

“Essa medida tem de ser acompanhada com a questão formativa. É importante aqui, reforçarmos a formação neste domínio sobre petróleo”, Precisamos fazer um pouco mais no nível médio e superior para crescermos e termos capacidade para responder no futuro à estes grandes desafios”, conferiu.

José Lumbo compreende que Angola pode alargar a sua visão sobre a indústria petrolífera, por formas a retirar maior proveito. Sendo assim, após a satisfação dos anseios locais do mercado, sugere a exportação de produtos derivados do petróleo.

“É importante tirarmos o maior proveito. Podemos também começar a ter uma ambição do ponto de vista daquilo que é levar mesmo isso até ao resto do mundo”, disse.

De acordo com o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, o Executivo está aberto a parcerias estratégicas para a continuidade do projecto que, até ao momento, ronda cerca de 20% a execução física.

Importa referir que o Presidente da República, João Lourenço, trabalhou esta terça-feira, na província de Benguela, no âmbito do acompanhamento do andamento das obras da Refinaria do Lobito.

Sem declarações a imprensa, a deslocação do Chefe de Estado para a província das acácias rubras, está enquadrada no âmbito da avaliação no terreno o grau de execução dos projectos estratégicos e reforçar as orientações do Executivo angolano para a concretização dos investimentos prioritários.

De realçar que a Refinaria do Lobito será a maior do país, com capacidade para processar cerca de 200 mil barris de petróleo bruto por dia.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD