Ligar-se a nós

Sociedade

Chuvas matam dezenas de pessoas e deixam centenas de famílias ao relento no país

Publicado

em

A chuva que caiu esta quinta-feira, 23, em algumas regiões de Luanda está a causar dificuldade de circulação em alguns municípios da capital.

O Centro Integrado de Segurança Pública, que monitorou as vias por vídeo vigilância, fala em um morto e sete residências inundadas.

Segundo os Serviços de Protecção Civil e Bombeiros em Luanda, as zonas mais afectadas foram Rocha Pinto, Cazenga e Viana. A porta-voz da corporação Maina Panzo fala, igualmente, em ruas alagadas e dificuldades de mobilidade nas vias terciárias.

Ontem, o Governador Provincial de Luanda, Manuel Homem, deslocou-se à Morgue Central, onde ocorreu o desabamento parcial do tecto da Sala de Investigação Criminal, em consequências das últimas chuvas.

“Entretanto, as autoridades já encontraram uma sala alternativa, pelo que estão criadas as condições para a continuidade da realização normal dos trabalhos”, diz, o GPL.

Segundo o governador, estão em curso trabalhos de limpeza, desimpedimento de vias e escoamento das águas nas zonas afectadas, no quadro do Programa de Manutenção da Macro e Micro Drenagem da Província de Luanda.

Não apenas em Luanda, mas um pouco por todo o país. Na Huíla, cinco pessoas morreram e outras oito ficaram feridas, em consequência das chuvas, acompanhadas de descargas eléctricas, que se abateram sobre aquela província nos últimos sete dias.

A informação foi avançada pelo porta-voz em exercício do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros da Huíla, Francisco Matias, realçando que ao todo, de 15 a 21 deste mês, foram registadas 45 ocorrências, com o registo de 13 vítimas.

Já, na província do Cuanza Sul, três pessoas morreram e mais de cem famílias estão ao relento no município do Ambuim, onde a chuva continua a cair com intensidade, o que tem estado a dificultar a circulação de pessoas e bens.

O administrador daquele município diz que a situação é preocupante, numa altura que o INAMET prevê mais chuvas para aquela localidade.

Mais informações no Jornal da Tarde, da Rádio Correio da Kianda, em 103.7 FM para Luanda ou em www.correiokianda.info

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD