Connect with us

Sociedade

Chuvas voltam a causar transtornos aos cidadãos em Viana

Published

on

O cenário que se vive em algumas zonas do Zango, no Município de Viana, em Luanda, por consequência das chuvas, enche de preocupação os moradores, que temem que a situação se agrave.

Vias de difícil acesso, buracos transformados em poças de água suja com tendência à proliferação de mosquitos, são algumas das dificuldades que os populares enfrentam naquela circunscrição.

Ouvidos pela Rádio Correio da Kianda, os moradores dizem que a situação pode ser minimizada com a colocação de um sistema de drenagem.

A vendedora Margarida Palata falou sobre o que tem passado nas épocas chuvosas.

“Normalmente quando chove, se for aquela chuva intensa, a água pode demorar duas a três semanas para secar. Não temos como poder passar naquela água e os motoqueiros nos cobram mesmo muito caro, através dos buracos que lá que encontram”, afirmou.

Cansado da situação, Aguiar Arsénio, que vive no Zango há mais de seis anos, apela à rápida intervenção da administração local.

“Os administradores deveriam ver por esta situação das ruas terciárias e das valas de drenagem. Se virmos, esta vala que vem do Zango 2, e que pára aqui na igreja Católica, não há evacuação, não deu continuidade”, disse.

E o engenheiro hidráulico Francisco Lopes, defendeu a criação de um ente que possa velar pela criação e execução de projectos vocacionados à infra-estruturas de drenagem em Angola.

O especialista sustenta que partes desses projectos são entregues às empresas particulares que executam sem um estudo aprofundado e têm oferecido pouca durabilidade.

Francisco Lopes, que falava no programa Capital Central, salienta que a criação de um ministério virado exclusivamente a esse sector, resolveria a problemática que se assiste em época chuvosa na província de Luanda.

O engenheiro afirma, por outro lado, que “só com o melhoramento do saneamento básico se poderá caminhar para satisfação social”.

Por Beatriz Tchicuia




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD