Politica
Bloco Democrático define modelo de participação nas eleições durante este fim-de-semana
Arranca esta sexta-feira, 16, em Luanda, a primeira reunião do Conselho Nacional do Bloco Democrático, após a V Convenção Ordinária, realizada em Agosto de 2025, que ditou a reeleição de Filomeno Vieira Lopes, ao cargo de presidente do partido.
A porta-voz do Bloco Democrático, Valéria Americano, disse hoje, 15, à Rádio Correio da Kianda, que a reunião deste órgão, o maior do partido entre os congressos ou convenções, reserva para o primeiro dia, a tomada de posse do Conselho Nacional, constituída por 101 membros à luz dos estatutos.
Valéria Americano revelou igualmente que para além da constituição da Comissão Política, e a análise da situação política nacional e internacional, o Bloco Democrático vai definir a sua agenda política para este ano.
A porta-voz disse que a definição da agenda política, visa a discussão e reflexão do modelo de participação dos bloquistas no pleito de 2027, numa altura em que a UNITA, parceira da FPU, anunciou a criação de uma outra plataforma denominada Ampla Frente para Alternância, afastando assim qualquer possibilidade de formalização de coligação eleitoral, um factor determinante para o Bloco Democrático, que se vê forçado a concorrer por imperativo constitucional.
“Esta agenda política, é mesmo para deixar bem claro a posição do Bloco Democrático na participação nas próximas eleições, como a possibilidade de caminharmos sozinho”, assegurou.
Tudo isso acontece numa altura em que os partidos políticos vão se posicionando visando o período pré-eleitoral, que se observa este ano, e o pleito de 2027.
