Politica
Bengo: inauguração do Hospital do Bula Atumba condicionada a homologação do estatuto
A inauguração do hospital geral no município do Bula Atumba, província do Bengo, está condicionada à homologação do seu estatuto orgânico, pelo ministério da Saúde.
Aprovado na última quinta-feira, pelo Governo Provincial do Bengo, o estatuto está constituído por seis capítulos e 50 artigos e uma força de trabalho de cerca de 850 trabalhadores entre médicos, técnicos de saúde, pessoal administrativo.
No âmbito da relação institucional entre o governo da província do Bengo e o ministério da Saúde todo esforço está ser feito no sentido deste homologar o documento no mais curto espaço de tempo, disse à imprensa, o director do gabinete jurídico do Bengo, António Monteiro Pedro, no final da sexta reunião ordinária do governo provincial.
De acordo com o responsável, citado pela Agência Angola Press, a unidade hospitalar está com 95 por cento do seu apetrechamento.
O hospital vai contar com os serviços de maternidade, radiologia, salas de imagiologia, urgências, odontologia, estomatologia, bloco operatório, morgue, entre outros.
A primeira pedra de construção foi lançada em 2012, no âmbito do programa de investimento público (PIP) e compreendeu a construção de dois blocos e duas residências para os médicos (de tipologia T2).
Inicialmente programada para ser erguida em 14 meses, as obras conheceram uma paralisação em 2014, por falta de recursos.
O município do Bula Atumba tem uma rede sanitária composta por um centro de saúde e postos médicos.
Com uma superfície de 3.604 quilómetros quadrados, o município dista a 184 quilómetros da cidade de Caxito (Sede provincial) e possui uma população estimada em 16 mil e 47 habitantes.
Com Angop