Politica
“Angola deve deixar a dependência do petróleo” – Presidente do MPLA
O Presidente do MPLA disse, este sábado, durante o acto político alusivo ao 69⁰ do partido, que Angola deve deixar a dependência do petróleo como principal produto de exportação.
João Lourenço apontou a necessidade de diversificar a economia nacional, com vista a assegurar e estabilizar a economia do país.
Na mesma linha de pensamento, o economista José Lumbo disse este sábado ao Correio da Kianda, que o país deve diversificar as suas receitas, contudo, alerta para uma má interpretação do assunto.
A ideia, segundo José Lumbo, “não é de desistir da produção petrolífera, mas de investir seriamente na formação qualificada do homem e na produção em grande escala de diversas matérias encontradas em abundancia no país. O especialista cita como exemplo a agricultura e os derivados do petróleo.
Ao intervir no acto político alusivo ao 69⁰ do MPLA, João Lourenço disse que a excessiva dependência do petróleo expõe o país a riscos elevados, uma vez que se trata de uma commodity cujos preços são definidos pelo mercado internacional, sem influência directa dos países produtores.
