África
Alassane Ouattara reeleito presidente da Costa do Marfim com 89,77% dos votos
O presidente cessante da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, venceu as eleições com 89,77% como Presidente da Costa do Marfim, garantindo assim o seu quarto mandato.
Os resultados provisórios foram anunciados nesta segunda-feira, 27, depois do pleito marcado por uma participação de eleitores historicamente baixa e pela exclusão dos principais rivais políticos do presidente Ouattara, que tem 83 anos de idade.
Seus rivais mais próximos, o ex-ministro do Comércio Jean-Louis Billon e a ex-primeira-dama Simone Gbagbo, admitiram a derrota após obterem apenas 3% e 2,4% dos votos, respectivamente, noticiou o Africanews na sua edição online.
O candidato Jean-Louis Billon parabenizou Ouattara no domingo, ao passo que Simone Gbagbo fé-lo nesta segunda-feira, garantindo um resultado pacífico, diferente da violenta crise pós-eleitoral de 2010.
A eleição foi caracterizada por uma oposição marginalizada, pois figuras-chave como Laurent Gbagbo e Tidjane Thiam foram desclassificadas, deixando os candidatos restantes sem apoio partidário significativo.
Isso contribuiu para uma participação eleitoral de apenas 50%, refletindo a apatia generalizada.
“Não havia motivo para votar. Tudo estava arranjado para que Ouattara vencesse”, comentou um eleitor desiludido em Abidjan, citado pelo Áfricanews.
Analistas veem a vitória do actual presidente como um reforço de uma tendência de “engenharia constitucional” e retrocesso democrático na África Ocidental.
Embora Ouattara tenha liderado o crescimento econômico, seu novo mandato levanta questões urgentes sobre a sucessão em uma nação com um histórico de violentas disputas pelo poder.
Durante a campanha eleitoral, Alassane Ouattara prometeu promover uma nova geração de líderes, mas o país vê-se mergulhado em incertezas, pelo facto de o partido no poder estar dividido e não ter um líder sucessor definido.
