Eleições 2022
Presidente da CASA-CE promete baixar Imposto sobre Rendimento de Trabalho
O presidente da CASA-CE e candidato a Presidente da República pela coligação, Manuel Fernandes, prometeu ontem, no Luena, baixar o Imposto sobre Rendimento de Trabalho (IRT), caso vença as eleições gerais do dia 24 deste mês.
Ao discursar num acto político de massas dirigido a centenas de populares no bairro Kawango, arredores da cidade do Luena, o candidato afirmou que a classe média foi empobrecida pelas altas taxas que o Governo tem vindo a aplicar. “Estou a me propor para uma governação patriótica que ataca a causa e não as consequências. Ninguém vai resolver a mudança do nosso país se não houver uma estratégia de olhar para outros sectores da economia do nosso país”, disse.
Manuel Fernandes que defendeu mais atenção ao cidadão por parte de quem governa. O líder da CASA-CE considerou serem irrealizáveis muitas promessas feitas pelos concorrentes às eleições do dia 24 deste mês, a julgar pela situação económica do país. “O nosso primeiro desafio como Governo é estabilizar a economia, para a classe empresarial oferecer mais empregos com salários justos aos nossos jovens”, prometeu.
A governação da CASA-CE, disse, vai fundamentar-se em programas que visam promover o direito à habitação, emprego e salários justos. Ao referir-se ao mel como um dos principais produtos do Moxico, lamentou que a província não tenha sequer uma fábrica para a sua transformação. Este tipo de recursos, considerou, deveriam proporcionar mais oportunidades de emprego à juventude.
Manuel Fernandes propôs uma banca robusta e um conjunto de reformas a serem implementadas no sector da Educação, com a introdução das línguas nacionais no sistema curricular de ensino. Para que isso se concretize, pediu votos no número 5 no boletim que garantam a vitória no pleito eleitoral.
O candidato da CASA-CE disse estar preocupado com a saúde do povo, pois, sublinhou, apesar de a assistência médica e medicamentosa ser gratuita, as unidades hospitalares do país carecem de técnicos qualificados e fármacos. Ao terminar, destacou os feitos da província do Moxico na conquista da Independência Nacional e da paz, bem como a rica identidade cultural do povo que habita nesta região.