Politica
Congresso do MPLA reajusta plano de desenvolvimento
O congresso do MPLA será uma oportunidade para se definir, por meio de um debate franco, a estratégia para reajustar o plano de desenvolvimento económico e social de Angola.
A afirmação foi feita nesta sexta-feira pelo presidente MPLA, José Eduardo dos Santos, na III sessão extraordinária do Comité Central, que decorre em Luanda.
A referida estratégia tem em vista o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e do emprego, como factores susceptíveis de catalisar o desenvolvimento sustentável inclusivo do país.
José Eduardo dos Santos disse que o conclave marcará a conclusão do processo de transição política na presidência do partido.
O presidente do MPLA destacou as acções desenvolvidas pelo partido, para aprofundar a unidade e a coesão nas suas fileiras, além de continuar a contribuir para a consolidação da estabilidade política no país.
Para o líder do partido no poder, a estabilidade política vai garantir o desenvolvimento multifacético da sociedade angolana.
Por outro lado, o presidente do MPLA ressaltou o empenho do partido na consolidação da democracia, tendo destacado a realização de eleições autárquicas.
Na sua intervenção, José Eduardo dos Santos referiu ainda que a realização de eleições autárquicas visa a construção de um país mais justo e mais equilibrado, através de uma participação mais directa dos cidadãos na resolução dos problemas das comunidades.
Recomendou, por outro lado, a participação de todos os militantes, simpatizantes e amigos do MPLA nas tarefas para a concretização do VI Congresso extraordinário, marcado para o dia 8 de Setembro próximo.
A III reunião do Comité Central, que termina hoje, está a apreciar, entre outros assuntos, o grau de andamento dos preparativos para o congresso extraordinário, o projecto de resolução sobre a candidatura do vice-presidente do MPLA, João Lourenço, ao cargo presidente do partido.