Ligar-se a nós

Mundo

Invasão à Venezuela é uma das centenas feitas pelos Estados Unidos no mundo

Publicado

em

Os Estados Unidos da América já invadiram centenas de países pelo mundo inteiro, sendo a operação na Venezuela, a mais recente e que culminou com a captura do Presidente Nicolás Maduro, acusado de conspiração de narcoterrorismo e tantos outros.

Na vista lista de operações norte-americanas pelo mundo, destacam-se as que tiveram lugar no México no período 1846–1848 na Guerra Mexicano-Americana, em Cuba 1898 na Guerra Hispano-Americana, no Panamá em 1989 na invasão que derrubou o líder ditador Manuel Noriega e na Granada em 1983 na intervenção contra governo marxista.

Os Estados Unidos já invadiram o Vietname em 1955–1975 na Guerra do Vietname, no Afeganistão em 2001–2021 na Guerra contra os Talibãs, no Iraque no período de 1991 e 2003 na Guerra do Golfo e invasão de 2003, na Síria em 2014 nos bombardeios e apoio a rebeldes, na Líbia em 2011 na intervenção da NATO que derrubou Kadafi e na Somália em 1992–1993 na Operação Restore Hope.

A invasão na Venezuela que teve lugar na madrugada deste sábado, 03, de acordo com a Administração de Donald Trump, visa realinhar a governação do país através de um processo de transição de governo que será gerida pelos Estados Unidos, após a captura de Nicolás Maduro, apesar de o Supremo Tribunal da Venezuela, nomear Delcy Rodrigues como Presidente interina.

De acordo com especialistas em relações internacionais, os Estados Unidos da América “sempre violaram o direito internacional”, quando os assuntos lhes convêm, o que acaba por servir como mensagens de reafirmação de que é a maior potência mundial, e actor fundamental na geopolítica global.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD