Sociedade
Zaire: falta de agências bancárias cria constrangimentos à população do Tomboco

A população do município do Tomboco, província do Zaire, está a viver constrangimentos pelo facto de não haver, na região, qualquer agência bancária.
O grito de socorro vem dos munícipes, entre agricultores e comerciantes, que dizem enfrentar dificuldades diárias para realizar levantamentos e depósitos, situação que afecta directamente a actividade económica da região.
António Domingos recorda que o município já teve uma única agência bancária, que segundo fez saber, foi desactivada, situação que cria constrangimentos à população, sobretudo aos comerciantes.
O entrevistado lembrou que os funcionários públicos do Tomboco vêem-se obrigados a se deslocar aos municípios do Nzeto e do Mbanza Congo para conseguir levantar o seu dinheiro, submetendo-se à vários “riscos de vida”.
A cidadã Isabel Fula, narrou à rádio pública local, as dificuldades que são provocadas pela falta de dependência bancária no município.
“Temos estado a enfrentar várias dificuldades para pagamento de qualquer serviço. Pagar energia e água tem sido muito dificil”, relatou.
Já o agricultor Miguel Pedalé recorda que o desenvolvimento de qualquer país depende da actividade agrícola e a não existência de um banco no município tem causado vários constrangimentos, para o pagamento e depósitos de valores sobre as vendas dos produtos do campo.
“Nenhum país do mundo desenvolve sem a agricultura”, disse, sublinhou.
O administrador do Tomboco, Paulino Nzunzi, garantiu que a sua administração está a trabalhar no sentido de ter novamente uma agência bancária a funcionar naquela municipalidade.
“Nós já tínhamos um balcão que tinha sido encerrado sem a prévia notificação da Administração, e como é óbvio a administração municipal, sendo um órgão da Administração local do Estado, remetemos os documentos a solicitar os serviços bancários [aqui aqui no município]”, garantiu.