Ligar-se a nós

Mundo

Ucrânia ainda controla uma pequena parte de Bakhmut, diz Kiev

Publicado

em

A Ucrânia disse esta segunda-feira, 22, que as suas tropas ainda estão avançando nos flancos da devastada cidade oriental de Bakhmut, embora a “intensidade” de seu movimento tenha diminuído e a Rússia esteja trazendo mais forças.

A Rússia disse no sábado que havia tomado completamente Bakhmut, mas as autoridades ucranianas disseram desde então que as forças de Kiev ainda controlam uma pequena parte da cidade.

A vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, reiterou na segunda-feira que a Ucrânia tinha um pequeno ponto de apoio dentro da própria cidade.

“Através de nosso movimento nos flancos – ao Norte e ao Sul – conseguimos destruir o inimigo”, disse ela em comentários televisionados. “Ao mover-se pelos flancos e ocupar certas alturas ali, nossas forças armadas tornaram muito difícil para o inimigo permanecer na própria cidade.”

“Ainda estamos avançando, mas a intensidade está um pouco reduzida”, disse ela à Reuters, que não conseguiu verificar a situação no campo de batalha.

Maliar escreveu mais tarde em um post no aplicativo de mensagens Telegram que as tropas ucranianas ainda controlavam “certas instalações privadas e o sector privado na área de ‘Litak'”.

“O inimigo está varrendo as áreas da cidade sob seu controlo”, escreveu ele. “A luta pelas alturas dominantes continua nos flancos – Norte e Sul dos subúrbios. Nossos lutadores não dão ao inimigo a oportunidade de se firmar ali.”

Reiterando os objectivos de Kiev na defesa de Bakhmut, ela escreveu: “O potencial ofensivo do inimigo foi significativamente reduzido, enormes perdas foram infligidas ao inimigo (e) ganhamos tempo para certas acções que serão discutidas mais tarde.”

Com Reuters

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD