Ligar-se a nós

Mundo

Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE discutem hoje conflito na Ucrânia

Publicado

em

Reúnem-se hoje para discutir o conflito na Ucrânia, coincidindo com o terceiro aniversário do início da invasão russa, e no momento mais incerto desde o princípio da guerra, os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE).

No encontro onde está previsto um minuto de silêncio, soarão sirenes como as ue avisam as cidades ucranianas dos bombardeamentos russos, e será encabeçado pela Alta-Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas.

O principal tópico da discussão vai ser a guerra na Ucrânia e coincide com o terceiro aniversário da invasão ao território ucraniano pela Federação Russa. O momento também é o mais sensível para o conflito e para o apoio que a Ucrânia recebe.

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, criticou a União Europeia e o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pela maneira como estão a conduzir o conflito, considerando o homólogo da Ucrânia “um ditador” sem legitimidade democrática e culpabilizando-o pela guerra.

Volodymyr Zelensky retorquiu que o republicano Donald Trump está a viver dentro de uma “bolha de desinformação” criada pela Rússia, mas retórica política à parte, Washington e Moscovo estão a negociar um possível cessar-fogo e acordo de paz, que a UE e a Ucrânia acusam de estar a ser feito à margem das pretensões do país invadido.

O 16.º pacote de sanções contra a Rússia, para tentar coartar as pretensões militares de Moscovo, vai incidir sobre 44 embarcações da apelidada “frota fantasma”.

Os chefes da diplomacia dos países da União Europeia também abordarão a situação político-social na Síria, o cessar-fogo no enclave palestiniano da Faixa de Gaza, enquanto Israel continua as incursões na Cisjordânia, e também a ofensiva militar do movimento M23 na República Democrática do Congo, apoiada pelo exército do Ruanda.

Também está prevista, durante a tarde, uma reunião do Conselho de Associação entre a União Europeia e Israel.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD