Connect with us

Mundo

Ucrânia ainda controla uma pequena parte de Bakhmut, diz Kiev

Published

on

A Ucrânia disse esta segunda-feira, 22, que as suas tropas ainda estão avançando nos flancos da devastada cidade oriental de Bakhmut, embora a “intensidade” de seu movimento tenha diminuído e a Rússia esteja trazendo mais forças.

A Rússia disse no sábado que havia tomado completamente Bakhmut, mas as autoridades ucranianas disseram desde então que as forças de Kiev ainda controlam uma pequena parte da cidade.

A vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, reiterou na segunda-feira que a Ucrânia tinha um pequeno ponto de apoio dentro da própria cidade.

“Através de nosso movimento nos flancos – ao Norte e ao Sul – conseguimos destruir o inimigo”, disse ela em comentários televisionados. “Ao mover-se pelos flancos e ocupar certas alturas ali, nossas forças armadas tornaram muito difícil para o inimigo permanecer na própria cidade.”

“Ainda estamos avançando, mas a intensidade está um pouco reduzida”, disse ela à Reuters, que não conseguiu verificar a situação no campo de batalha.

Maliar escreveu mais tarde em um post no aplicativo de mensagens Telegram que as tropas ucranianas ainda controlavam “certas instalações privadas e o sector privado na área de ‘Litak'”.

“O inimigo está varrendo as áreas da cidade sob seu controlo”, escreveu ele. “A luta pelas alturas dominantes continua nos flancos – Norte e Sul dos subúrbios. Nossos lutadores não dão ao inimigo a oportunidade de se firmar ali.”

Reiterando os objectivos de Kiev na defesa de Bakhmut, ela escreveu: “O potencial ofensivo do inimigo foi significativamente reduzido, enormes perdas foram infligidas ao inimigo (e) ganhamos tempo para certas acções que serão discutidas mais tarde.”

Com Reuters