Sociedade
UAN: arranca novas inscrições para 580 vagas nos cursos de Saúde
Arrancou nesta segunda-feira, 27, o novo período de inscrições para os exames de acesso à Universidade Agostinho Neto, nos cursos de Saúde, aos estudantes que pretendem obter o grau de licenciatura no ano académico 2025/2026.
Segundo o comunicado da Reitoria da Universidade Agostinho Neto (UAN), as inscrições vão até ao dia 1 de Novembro próximo, realizadas, exclusivamente online, através do portal https://examedeacesso.uan.co.ao .
Estão disponíveis quatro cursos na área da saúde nomeadamente Medicina, Ciências de Enfermagem, Ciências Farmánceuticas e Análises Clínicas e Saúde Pública, num total de 580 vagas.
No momento da inscrição, os candidatos devem submeter, no portal, o Certificado ou Declaração do ensino Secundário e uma fotografia tipo passe, em formato digital.
“Após a submissão da candidatura, será emitida automaticamente uma nota de cobrança que permitirá ao candidato efectuar o pagamento da taxa de inscrição, fixada em 5.000,00 AOA (para uma opção) e 10.000,00 AOA (para duas opções)” refere a nota que sublinha, no entanto, que o pagamento deve ser realizado num prazo de 24h, a partir de um Terminal de Caixa Automático (ATM), ou através do aplicativo Multicaixa Express, utilizando o RUPE indicado na nota de cobrança.
Já as provas de Exames de Acesso decorrerão presencialmente, no dia 8 de Novembro de 2025, no Campus Universitário da UAN, localizado no Camama.
Antes dos exames, serão publicadas as listas dos candidatos com a indicação das salas para a realização das provas.
Em termos de regras, a Reitoria refere que no dia da prova, os candidatos devem apresentar o Bilhete de Identidade original e a Ficha de Inscrição impressa.
A medida resulta de um ajustamento aprovado para os cursos da áreas de saúde, depois da recente reavaliação e acreditação dos cursos em diversas instituições de ensino superior em Angola.
Lembrar que um decreto executivo tornado público em Junho deste ano, determinou a suspensão, por cinco anos, os cursos técnico de saudade em 11 das 21 província do país, pelo facto de, naltura, não reunirem as condições.
