Ligar-se a nós

A voz do Cidadão

Sociedade civil felicita Adão Ramos pela candidatura à secretário geral do BD

Publicado

em

Alguns sectores da sociedade civil angolana, sobretudo os ligados aos Direitos Humanos e aos “revús”, receberam com júbilo a informação que dá conta da candidatura do activista pela inclusão, Adão Ramos, à secretário geral do partido Bloco Democrático, com assento parlamentar e inserido na coligação CASA-CE.

A julgar pelo papel que desempenha, na defesa dos menos equipados, desde direitos humanos, inclusão e distribuição equitativa das riquezas do nosso país para todos os angolanos, a anunciada intenção pode fazer toda a diferença.

Adão Ramos é um jovem com deficiência física, mas um visionário em matérias ligadas à equidade e bem estar comum, que sempre defendeu a necessidade da inclusão das pessoas com deficiência no aparelho do Estado, nos partidos políticos e no empoderamento, com base nos princípios da igualdade perante a lei e equidade.

Muitas vezes convidado em workshops e conferências internacionais, a sua pretensão de ser o secretário geral dos bloquistas vem impulsionar uma luta que tem sido levado a cabo com bastante intrepidez, podendo igualmente levar o BD a granjear o rótulo de um verdadeiro partido inclusivo.

Angola é um país muito frágil em termos de políticas de inclusão, com boa parte dos edifícios públicos onde funcionam órgãos do Estado sem acessibilidade, até mesmo nos ministérios e tribunais, como por exemplo, o Tribunal Provincial de Luanda, situado no Projecto Nova Vida, que vela pela justiça, o que constitui uma grosseira violação dos direitos humanos, da carta africana dos direitos dos povos, da Carta Universal dos direitos humanos e da nossa constituição.

Na última marcha em homenagem ao médico, que foi vítima da brutalidade policial, dr. Sílvio Dala, organizada pelos Sindicatos dos Médicos, foi a única pessoa com deficiência física que se fez presente, tendo suscitado bastante admiração, pela coragem.

Na mesma marcha destacou-se igualmente a presença do jovem Deputado à Assembleia Nacional pela Bancada Parlamentar da UNITA, Nelito Ekuikui, facto que ficou registado em fotografias e viralizou nas redes sociais.

Por: Daniel Pereira, jurista e docente universitário

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD