Ligar-se a nós

África

Níger com escassez sem precedentes de combustível

Publicado

em

Desde o início do mês passado que o Níger está a enfrentar uma escassez sem precedentes de combustível, propriamente a gasolina, mais utilizada no país.

As informações que o Correio da Kianda teve acesso relatam a aflição dos gerentes das bombas de combustível, que afirmam ter os depósitos secos há mais de três dias.

Sob o sol escaldante e imbuídos de desespero, os cidadãos empurram as suas motas ou andam pelas ruas a carregar latas vazias.

O Níger produz petróleo, mas refina apenas uma pequena quantidade. No passado, o país já sofreu de escassez de combustível, mas não na mesma proporção que agora.

A razão da escassez, deve-se principalmente ao crescimento florescente do mercado negro, proporcionado pela vizinha Nigéria, um grande produtor global.

Há dois anos, após o presidente nigeriano Bola Tinubu ter terminado os custosos subsídios aos combustíveis, os preços triplicaram.

O combustível que estava ilegalmente no Níger vindo da Nigéria representava até metade do mercado e abastecia grandes regiões junto a fronteira entre os dois países.

A escassez atingiu primeiro algumas cidades do Níger até chegar a capital Niamey onde muitos postos de abastecimento de combustível não têm agora nada para vender.

Das poucas bombas do centro da cidade que ainda tinham combustível, os condutores e motociclistas esperavam pacientemente e as estradas estavam mais silenciosas do que o habitual.

O país exporta também petróleo bruto, através de um oleoduto que liga Gaven no nordeste do Níger ao porto de Seden, no Benim, embora tenham sido interrompidos durante vários meses por uma disputa entre a junta nigeriana e o Benin.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD