Mundo
Israel diz que ouve EUA mas toma próprias decisões sobre ataque ao Irão
O primeiro-ministro israelita afirmou hoje que ouve os Estados Unidos, mas que vai tomar as suas próprias decisões sobre um possível ataque ao Irão, informou o jornal Washington Post.
De acordo com o The Washington Post, Netanyahu disse à administração do Presidente norte-americano, Joe Biden, durante uma chamada telefónica na quarta-feira passada, que tencionava atacar as instalações militares do Irão em vez de alvos petrolíferos ou nucleares.
A ação de retaliação seria avaliada de forma a evitar a percepção de “interferência política nas eleições dos Estados Unidos”, afirmou o diário, de acordo com fontes, indicando que Netanyahu compreende que o alcance do ataque israelita poderia influenciar as presidenciais de 05 de Novembro.
Um ataque israelita às instalações petrolíferas iranianas poderia fazer disparar os preços da energia, com um impacto direto nos consumidores norte-americanos, enquanto uma ofensiva contra o programa nuclear do país poderia desencadear uma guerra direta entre Israel e o Irão, obrigando os EUA a intervirem, acrescentou o jornal.
