Mundo
Israel avalia trégua a propor ao Hezbollah
O gabinete de segurança de Israel tem em curso discussões sobre os termos de uma trégua a propor ao Hezbollah no sul do Líbano, anunciou hoje o ministro da Energia israelita, Eli Cohen.
O exército israelita tem em curso uma ofensiva terrestre no sul do Líbano contra o grupo xiita libanês Hezbollah, que tem bombardeado o norte de Israel desde há um ano em apoio aos palestinianos de Gaza.
O canal de televisão israelita 12, noticiou na terça-feira à noite, as conversações entre o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e um número limitado de funcionários israelitas com vista a uma trégua de 60 dias.
Israel exige a retirada do Hezbollah a norte do rio Litani, o destacamento do exército libanês ao longo da fronteira israelo-libanesa e um mecanismo internacional de intervenção e de aplicação da trégua, segundo o canal.
Israel exige também a garantia de que manterá a liberdade de ação em caso de ameaça.
Eli Cohen, que integra o gabinete de segurança israelita, disse que as operações do exército permitiram eliminar “toda a liderança do Hezbollah” e afetar significativamente “mais de 2.000 infraestruturas” do grupo libanês.