Sociedade
Filha de David de Mendes responsável pela Defesa do “Major mais rico do mundo”

A advogada Manuela Mendes, filha do deputado e activista social David Mendes, é a responsável pela Defesa do oficial das Forças Armadas Angolanas (FAA), afecto à Casa de Segurança do Presidente da República, Major Pedro Lussaty.
De acordo com informações divulgadas pelo jornal O País, o chefe das Finanças da banda musical da Unidade de Segurança Presidencial (UGP) foi ouvido, no dia 27 de Maio, durante quatro horas, pela Direcção Nacional de Investigação e Ação Penal (DNIAP), da Procuradoria-Geral da República (PGR), junto de um seu sobrinho, com quem viveu na mesma casa durante algum tempo.
O oficial superior das FAA, Major Pedro Lussaty, detido recentemente em Luanda, está a ser acusado de crimes de peculato, branqueamento de capitais, retenção de moeda e outros.
A detenção tem chamado a atenção da sociedade angolana devido as proporções dos crimes. Em posse do Major, foram apreendidos 45 imóveis, dos quais, uma penthouse no Talatona e cinco apartamentos em Lisboa.
Foram apreendidos ainda um apartamento na Namíbia, dois iates de luxo, dezanove malas em casa com USD 10 milhões, 700 mil euros e 800 milhões de kwanzas; duas dezenas de relógios de luxo revestidos de diamantes e ouro rosa e quinze viaturas top de gama e comprovativos de transferência bancária no exterior no valor de USD 1 bilhão.