Connect with us

Sociedade

Sindicato acusa directores das empresas petrolíferas de “abuso de poder”

Published

on

O Sindicato das Indústrias Petro-Químicas e Metrológicas de Angola (SIPEQMA) acusou, nesta sexta-feira, 28, as empresas petrolíferas Schlumberger e Halliburton, de “abuso de poder e de autoridade”.

“O não cumprimento da exigência dos trabalhadores de reajuste salarial de acordo com o câmbio actual, não prejudica os trabalhadores, mas também prejudica gravemente o estado angolano, e isso demonstra claramente um abuso de poder e de autoridade, à luz das leis angolanaa”, afirmou o presidente do SIPEQMA, João Ernesto Pedro.

O sindicalista falava à margem da 3ª sessão ordinária do Conselho Nacional do SIPEQMA, realizado em Luanda, e nas demais províncias onde participaram por vídeo-conferências. De acordo com João Ernesto Pedro, o encontro que termina hoje, vai servir para discussão e aprovação da acta e resoluções finais da 2ª sessão ordinária do conselho nacional.

Um outro objectivo é de informar e orientar aos membros do sindicato e a massa sociativa das comissões sindicais do primeiro e segundo secretário para execução de tarefas saídas no conselho.

João Ernesto Pedro disse ainda que, independentemente das dificuldades que os trabalhadores estão a passar principalmente nas empresas petrolíferas, a Schlumberger e Halliburton estão optimistas, apesar da situação difícil e carente que estão a passar.

O responsável realçou que os trabalhadores da Schlumberger que haviam decretado greve e a paralisação das actividades, já retomaram as suas actividades, independentemente de não estarem resolvidas as situações que constam no caderno reivindicativo.  João Pedro disse que enquanto decorre um processo no Tribunal da Comarca de Belas, nos próximos dias, o sindicato não poderá convocar nenhuma greve.

A 3ª sessão ordinária do conselho nacional do SIPEQMA decorreu na sua sede em Luanda e juntou cerca de duas dezenas de sindicalistas.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (24)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (22)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania