Politica
Emprego: Ministério do Planeamento com 25 vagas para novos funcionários públicos
O Ministério do Planeamento tem 25 vagas do funcionalismo público, em concurso público externo de ingresso, estando a serem criadas as condições para o arranque das inscrições pela ENAPP que vai anunciar a data.
Trata-se de um Concurso Público de ingresso Externo para o quadro de pessoal do Ministério do Planeamento, ao abrigo do disposto no artigo 13.º do Decreto Presidencial n.º 112/24, de 17 de Maio, que estabelece os princípios gerais sobre o recrutamento e selecção de candidatos na Administração Pública.
Das vagas, de acordo com o referido Decreto Presidencial publicado no Diário da República 938 II Série N°15 de 22 se Janeiro de 2026, 18 são para a categoria de técnicos superiores e sete para técnicos médios.
Assim, o concurso determina que 6 (seis) lugares são para a categoria de Técnico Superior de 2.ª Classe, na especialidade de Economia; 1 (um) lugar para a categoria de Técnico Superior de 2.ª Classe, na especialidade de Demografia;
Na especialidade de Gestão, o concurso reserva 1 (um) lugar para a categoria de Técnico Superior de 2.ª Classe, na especialidade de Gestão. As especialidades de Arquitetura, Engenharia civil e Gestão e Administração Pública contam com uma vaga cada, para a categoria de Técnico Superior de 2.ª Classe, ao passo que para Relações Exteriores são duas vagas, igualmente para Comunicação Social e Marketing.
Entretanto, na especialidade de Direito estão disponíveis três vagas de técnicos superiores de 2.ª Classe. Já a especialidade de Direito reserva 3 (três) lugares para a categoria de Técnico Superior de 2.ª Classe.
O documento a que o Correio da Kianda teve acesso, refere que as candidaturas ao Concurso devem feitas através de um requerimento dirigido ao Ministro da Economia e Planeamento, no prazo de 15 (quinze) dias úteis, contados a partir do dia seguinte à data da publicação do presente Despacho, acompanhado das Fotocópias do Bilhete de Identidade, do Certificado de Habilitações Literárias, da Declaração de Reconhecimento de Estudos; e do Relatório Médico atestando o tipo e o grau ou nível de incapacidade do candidato com deficiência, de acordo com a tabela nacional de incapacidades, para os cidadãos com deficiência.
A estes candidatos, sublinha o documento, estão destinadas duas vagas, sendo uma para a especialidade de Economia e outra para a especialidade de Direito. Para apresentação das candidaturas, os interessados devem endereçar ao Portal www.sepe.gov.ao, dos Serviços Públicos Electrónicos do Governo de Angola.
Entretanto, a gestão do Concurso é da responsabilidade da Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP – E.P.), através da Entidade Recrutadora Única de Quadros da Administração Central, que deverá anunciar as datas para os interessados remeterem as candidaturas, com uma duração de 15 dias úteis.
