Connect with us

Economia

Desafios para facilitação do comércio em Angola discutidos nesta quinta-feira em Luanda

Published

on

Trata-se da terceira edição do Fórum de Comércio Internacional a decorrer na ENAPP, durante o qual serão debatidos vários assuntos ligados aos desafios para a facilitação do comércio em Angola.

O evento, a ser realizado pelo Ministério da Indústria e Comércio em parceria com a Academia Nova Aduaneira e Tributária vai contar com vários especialistas, além do Ministro de Estado para a coordenação económica, José Massano.

De acordo com o programa a que o Correio da Kianda teve acesso, o evento vai começar com apresentação do balanço do grau de cumprimento das recomendações do primeiro fórum, seguindo-se de vários temas distribuídos em dois painéis.

No primeiro painel, sobre ‘o actual contexto do comércio externo em Angola, será abordado o tema acesso aos serviços para operações do comércio externos, durante o qual serão apresentados estudos sobre a exportação nos sectores agrícola, industrial, e da distribuição moderna, com importador.

Já no segundo painel, subordinado ao tema eliminação de barreiras ao comércio externo, os especialistas vão apresentar, a visão no âmbito da Organização Mundial do Comércio, do governo, do sector privado e da academia Nova Aduaneira Tributária.

O fórum está enquadrado no âmbito da facilitação do comércio e simplificação dos procedimentos administrativos que devem ser observados no processo de licenciamento de importação e exportação.