Ligar-se a nós

África

Embaló anuncia tentativa de Golpe de Estado na Guiné-Bissau

Publicado

em

Clima tenso na Guiné-Bissau, depois de uma alegada tentativa de golpe de estado anunciada por Umaro Sissoco Emablo, numa altura que se aguardam resultados eleitorais do órgão competente.

A Rádio Correio da Kianda contactou figuras ligadas ao associativismo e a classe política naquele país da lusofonia, sem gravar a entrevista por alegado clima de tensão que se vive, disseram que “os disparos ouvidos no Palácio Presidencial foram feitos pela tropa do Presidente cessante, que momentos depois, viria anunciar alegada tentativa de golpe de estado a imprensa.

A nossa fonte adiantou ainda que na manhã desta quarta-feira, 26, o filho do líder do PAIGC, que apoiou a candidatura presidencial independente de Fernando Dias da Costa, herdeiro do barrete vermelho de Kumba Ialá e dirigente de uma das alas do PRS, Partido da Renovação Social, escapou a um rapto.

Domingos Simões Pereira anunciou o apoio num acordo depois da rejeição da candidatura do presidente do PAIGC, às presidenciais e da coligação PAI-Terra Ranka às legislativas.

Umaro Sissoco e militares da Guiné-Bissau anunciaram ter assumido o “controlo total” do país, três dias depois das eleições presidenciais em que tanto Umaro Sissoco Embaló como o opositor Fernando Dias reivindicaram vitória, revelou a fonte.

O presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse anteriormente ter sido alvo de um golpe de Estado e confirmou, em declarações ao jornal Jeune Afrique, que teria sido detido por militares esta quarta-feira, por volta das 12:00, no seu gabinete no palácio presidencial, em Bissau.

Emb,aló disse ainda que foram também detidos o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Biague Na Ntan, o vice-chefe do Estado-Maior, Mamadou Touré, e o ministro do Interior, Botché Candé. Embaló garante que não foi alvo de violência física no momento da detenção e aponta responsabilidades para o chefe do Estado-Maior do Exército.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD