A voz do Cidadão
De que Bakongos canta Yannick Ngombo? – Albano Pedro
O vencedor do top dos mais queridos é sem dúvidas um cantor querido e os votos assim demonstraram. Mas o seu tema “Eu sou Bakongo” claramente virado para a exaltação do orgulho nacional (para mim, muito longe dos valores étnicos dos povos bakongo) levanta uma questão interessante: de que bakongo canta? Dos que falam kikongo ou dos que têm origem no antigo reino do Kongo?
Tratando-se de falantes de Kikongo, seria um equívoco envolver todos os povos abrangidos nas províncias do Zaire, Uíge e Cabinda, visto que nem todos falam kikongo. Teria que separar os que falam Kimbundu (alguns municipios do Uíge), kissorongo (soyo, no Zaire), fiote (Cabinda) e outros. Se forem os que têm origem no antigo reino do Kongo, seria um grave incidente achar que apenas as províncias do Zaire, Uíge e Cabinda estariam compreendidos nesse mapa. Se tiver atenção ao mapa do antigo reino do Kongo, de acordo com o Patrício Batsíkama (in: as Origens do Reino do Kongo) perceberia que este reino compreendeu toda a costa do actual território angolano chegando a alcançar os povos da actual província do Cunene.
Fora dos territórios que alcançavam o actual Gabão, RDC e República do Congo. Não era tão pequeno assim tal como a historiografia portuguesa procura descrever nos seus manuais de História. Então, de que bakongo, o Yannick Ngombo nos quer falar?
Daniel Cizola
01/10/2019 em 10:01 am
Sera que vc assume perante a gente que és bakongo? Ele está falar dos bakongo marginalizados.