Saúde
Cuanza Sul confirma primeiros casos de cólera
A provincia do Cuanza Sul confirmou nesta sexta-feira, 07, os primeiros cinco casos de cólera, que já fez uma morte.
O anúncio foi feito pelo director do Gabinete Provincial da Saúde na província, Nelson Camilo, explicando que dos cinco casos de cólera confirmados, quatro foram diagnosticados nos municípios da Kibala e um em Calulo, estando os quatro a receber tratamento nas respectivas circunscrições.
Disse ainda o Direcctor do Gabinete Provincial da Saúde na provincia do Cuanza Sul, que nestes municípios onde foram identificados os primeiros casos de cólera , estão a ser implementadas medidas de controlo e prevenção para conter a propagação da doença, acrescentando que tendo em conta à situação epidemiológica, “as equipas de saúde estão mobilizadas para garantir o tratamento adequado dos pacientes, e mitigar a disseminação da doença”, ressaltou.
Segundo Nelson Camilo, as administrações municipais estão a ser envolvidas para delimitar as zonas afectadas, e criar condições para o fornecimento de água potável, medida essencial para prevenir novos casos.
“Estamos a trabalhar com as administrações municipais para delimitar as áreas afectadas e garantir o fornecimento de água potável às populações, de forma a reduzir os riscos de contaminação”, assegurou.
Para reforçar o controlo epidemiológico, salientou que está a ser distribuído hipoclorito de sódio, para tratamento da água, além da intensificação das acções de sensibilização junto das comunidades sobre medidas de prevenção.
O gestor da Saúde no Cuanza-Sul garantiu, que as autoridades continuam a monitorizar a situação, e a proceder à colecta de amostras para análises laboratoriais, a fim de identificar a origem da infecção e evitar novos surtos.
C/JA
