Politica
BD: “velha guarda” impugna eleição de Américo Vaz à vice-presidência
A eleição de Américo de Jesus Vaz como vice-presidente do Bloco Democrático (BD) está a gerar forte turbulência interna. Fontes ligadas à direcção do partido confirmaram ao Correio da Kianda que membros da “velha guarda” da organização, encabeçados pelo académico Nelson Pestana “Bonavena” (derrotado), não aceitaram os resultados da última Convenção Ordinária.
Na reunião magna, Américo Vaz saiu vencedor na disputa pela vice-presidência ao derrotar Pestana Bonavena, figura histórica do BD. A derrota não foi digerida e os “mais velhos” avançaram com um recurso de impugnação junto da Comissão Organizadora do conclave, contestando a validade do processo eleitoral.
Segundo as mesmas fontes, a situação está a provocar uma crise interna no seio dos bloquistas, marcada por divisões entre gerações e correntes do partido.
A redacção do Correio da Kianda continua a procurar reações da candidatura de Américo Vaz, bem como da Comissão Organizadora do evento e da Comissão Eleitoral Independente.
O Bloco Democrático elegeu recentemente a sua nova liderança, com Filomeno Vieira Lopes reconduzido à presidência e Mwata Sebastião confirmado como secretário-geral.