Ligar-se a nós

Sociedade

Autoridades do Cuanza Norte preocupadas com aumento de casos de abandono de bebês nas ruas

Publicado

em

As autoridades da província do Cuanza Norte estão preocupadas com o aumento dos casos de abandono de bebês na província.

Segundo a directora do Gabinete Provincial de Acção Social, Família e Igualdade do Género, Laurinda Elisa, só nos últimos dois meses, pelo menos quatro recém-nascidos foram encontrados em contentores de lixo em locais públicos.

“É um episódio muito triste, dizer que em menos de dois meses registou-se o abandono de quatro recém-nascidos e é uma prática que o gabinete em si vem desencorajando a sociedade civil”, disse a responsável, sublinhando que esses episódios ocorrem pelo facto de os progenitores estarem a rejeitar a paternidade destas gravidezes.

“Então, subterfúgio muitas vezes para as nossas jovens é desfazer-se dos bebês. Mas nós, no gabinete, temos já estado a desencorajar, levando palestras de sensibilização também, sobretudo, às escolas”, disse.

Já o chefe da Secção para a Administração e Serviços Gerais do INAC, José Tango, defende a promoção de uma cultura de denúncia por parte da população para proteger os direitos da criança e responsabilizar os infratores. “Vamos reforçar as nossas campanhas de sensibilização às comunidades para que elas elevem o nível de consciência para a denúncia e também o sentido de responsabilidade para cuidarem das crianças, porque elas precisam da proteção dos pais e da sociedade em si”, referiu.

Segundo aquele responsável, as crianças são encontradas em espaços públicos, como em contentores de lixo, portas de algumas residências, na rua, o que demonstra serem crianças “maltratadas por parte das mães”.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD