Sociedade
População do Cuanza Norte teme a fome após manada de elefante destruir campos agrícolas
Na província do Cuanza Norte, comuna do Cavunga, município do Ngonguembo, manadas de elefantes estão a destruir os campos agrícolas. A população teme por dias de fome e apela a intervenção das autoridades.
As famílias camponesas de Ngonguembo estão preocupadas, pois manadas de elefantes estão a destruir os campos agrícolas. A situação esta a causar fome a população que apela por medidas urgentes para afastar os animais da localidade.
Os populares contam que “as manadas variam entre trinta a sessenta animais, para além de devastarem os cultivos da mandioqueira, da palmeira e bananeira, também atormentam o dia a dia dos alunos, pois os animais circulam nas proximidades das escolas no período de aulas, afectando a tranquilidade dos estudantes”, disse uma camponesa em entrevista a Rádio Nacional de Angola.
“Os elefantes acabaram toda comida aqui no Cavunga, nós estamos a sofrer com a fome, todas as lavras acabaram, não temos farinha, não temos banana, nem uma pica de milho sequer, nos vamos morrer com a fome, ou vamos fugir em Luanda ou Ndalatando, o mês passado estavam a passar ao lado da escola onde estudam os nenés, o elefante quase entrava na escola, as crianças tiveram que fugir”, disse a camponesa.
António Francisco Morais, que é o Soba grande da região, também expressou a sua preocupação e aguarda pela intervenção das autoridades locais.
“A partir da banana, mandioqueira, estamos a ficar sem nada, aguardamos o apoio das autoridades”, lamentou.