Ligar-se a nós

Sociedade

Aposta no médico de família ajudaria o país a praticar medicina preventiva, diz médico

Publicado

em

Esta segunda-feira, 19 de Maio, é assinalado o Dia Mundial do Médico de Família, visando homenagear o esforço que este profissional de saúde desempenha para um núcleo específico.

Em Angola o Ministério da Saúde (MINSA) tem um programa de formação para técnicos de saúde que desejam enveredar para esta área, de acordo com Sílvia Lutucuta, a titular da pasta, durante o Primeiro Fórum Internacional de Medicina Geral e Familiar, realizado pelo colégio de Especialidade de Medicina Geral e Familiar em parceria com a Ordem dos Médicos de Angola, no Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Dom Alexandre do Nascimento.

Actualmente, existem 273 médicos de família por todo o país, dos quais 104 são nacionais. Muitos hospitais e clínicas em Luanda e em outras províncias oferecem consultas de medicina de família.

Entretanto, os médicos angolanos atendem mais de 47 famílias a mais do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo o médico Israel Kussumua, em declarações ao Jornal de Angola, apelando que é necessário o Governo investir mais para garantir qua a população se mantenha saudável.

O responsável considerou que esta aposta iria ajudar o país a praticar uma medicina mais preventiva, levando a diminuição dos custos gerados pela medicina de intervenção.

A efeméride foi criada pela World Organization of Family Doctors (WONCA), no ano de 2010, uma organização profissional global sem fins lucrativos que representa médicos de família de todas as regiões do mundo, para melhorar a qualidade de vida das pessoas através de elevados padrões de cuidados de saúde.

Este profissional acompanha uma pessoa ou uma família durante vinte a trinta anos, desde a infância à idade adulta, desde a gravidez da mãe à adolescência do filho. Mais do que um médico de doenças, é um médico de prevenção e de pessoas, gerindo questões médicas, psicológicas e económicas.

Continuar a ler
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Aposta no médico de família ajudaria o país a praticar medicina preventiva, diz médico - falabwe

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD