Politica
Angola quer retomar ligação aérea com Quénia
O Presidente da República, João Lourenço, manifestou este sábado, 21, o interesse em retomar os voos directos entre Luanda e Nairobi, a fim de impulsionar as trocas comerciais entre Angola e o Quénia.
A afirmação foi feita pelo Chefe de Estado angolano durante o seu discurso hoje, na capital queniana, no quadro da visita de dois dias que realiza ao país da África Oriental.
“O Executivo angolano vai trabalhar para materializar esse propósito, brevemente, para aumentar as trocas comerciais, uma área estratégica para alavancar a cooperação entre ambos os países”, disse.
João Lourenço espera ainda contar com o apoio daquele país em vários sectores, com particular realce para o turístico. De ressaltar, que o turismo é o maior contribuinte do crescimento económico do Quénia e é actualmente o sector de maior renda do país, seguido por flores, chá e café. Em 2006, o turismo gerou 803 milhões de dólares, acima dos 699 milhões de dólares no ano anterior.
“O Quénia tem uma economia assente no turismo e na agricultura, sectores que interessam a Angola, que possui grande potencial, pela abundância de recursos naturais, e que procura diversificar a economia demasiado dependente do petróleo”, destacou.
Nesta manhã, o presidente angolano foi recebido com 21 salvas de canhão, no Palácio Presidencial, em Nairobi, para a cerimónia protocolar de cumprimentos ao estadista anfitrião, o presidente William Ruto.
Hoje foram, igualmente, assinados onze novos acordos de cooperação em sectores como o turismo, protecção e manutenção da vida selvagem, petróleo e gás, agricultura, desenvolvimento jovem, telecomunicações e tecnologias de informação, saúde, formação de quadros para a Administração Pública e diplomacia.
