Ligar-se a nós

Sociedade

Alerta em Luanda: Bairro Paraíso com 25 casos suspeitos de cólera

Publicado

em

Num comunicado chegado neste momento à redacção do Correio da Kianda, o Ministério da Saúde confirmou a ocorrência de 25 casos suspeitos de cólera, dos quais, cinco mortos, no Bairro Paraíso, Município do Cacuaco, em Luanda.

O Ministério da Saúde garantiu que, “através do Gabinete Provincial da Saúde de Luanda, accionou imediatamente as medidas cabíveis recomendadas pela Organização Mundial da Saúde para estes casos”.

“Em coordenação com outras instituições afins, iniciou a implementação de medidas de desinfecção das áreas contaminadas, a identificação e rastreamento de contactos, assim como a investigação epidemiológica e laboratorial aprofundada para a confirmação dos casos suspeitos”, lê-se no documento a qual o Correio da Kianda teve acesso.

A cólera é uma doença perigosa e muito contagiosa. A pessoa com Cólera tem muita diarreia aquosa tipo “água de arroz”, vómitos e fica muito fraca.

A doença pode matar em poucas horas se não for imediatamente tratada. O período de incubação da doença, varia de 12 horas a 5 dias.

“Transmite-se quando bebemos água não tratada, consumimos alimentos contaminados, comemos com as mãos sujas, defecamos ao ar livre ou quando tocamos num doente ou pessoa que tenha morrido com cólera e não lavarmos imediatamente as mãos com água e sabão, desinfectando-as com lixívia”, alerta o MINSA.

O Ministério da Saúde avançou, igualmente, que também está a proceder-se “ao mapeamento e mobilização de activistas e mobilizadores no terreno para uma campanha de informação casa e casa e distribuição de material de Informação, Educação e Comunicação (IEC) e de solução-mãe de hipoclorito de cálcio (lixívia), permitindo que as famílias possam, elas mesmas, proceder à desinfecção caseira da água de consumo, assim como das latrinas e casas de banho”.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD