África
África do Sul: incêndio em prédio de cinco andares provoca 73 mortos
Um incêndio que deflagrou em um prédio que albergava 200 sem-abrigo provocou pelo menos 73 mortos e cerca de 50 feridos. Entretanto, até ao momento, ainda não se sabe a causa do incêndio.
Pelo menos 73 pessoas morreram, incluindo uma criança, e cerca de 50 ficaram feridos na sequência de um incêndio que deflagrou na madrugada desta quinta-feira num edifício de vários andares em Joanesburgo, na África do Sul, avança o jornal britânico The Guardian.
O porta-voz dos serviços de emergência sul-africanos, Robert Mulaudzi, o edifício foi evacuado e uma operação de busca e recuperação estava em curso mas alerta que é provável que número de mortos aumente.
O fogo começou à 01:00 da manhã com uma ignição rápida, mas ainda não se sabe a causa do incêndio.
Trata-se de um prédio devoluto numa zona residencial de baixo rendimento, onde é costume a permanência de sem-abrigo, relata o correspondente da CNN Portugal em Joanesburgo. Diz ainda que apesar de vários pedidos para que os sem-abrigo abandonassem o prédio, estes recusaram.
A CNN Portugal e o The Guardian referem que cerca de 200 pessoas se encontravam no edifício abandonado no momento em que o incêndio deflagrou.
As autoridades, de acordo com O Observador, já extinguiram em grande parte o fogo que atingiu o prédio e estão agora em operações de resgate, faltando investigar um dos cinco andares.