África
Trump cumpre promessa e “corta” ajuda à África do Sul
O presidente dos Estados Unidos da América cumpriu a sua promessa de punir a África do Sul assinando uma ordem executiva, que interrompe toda a ajuda ao país pelo que ele chamou de violação dos direitos humanos contra um grupo minoritário branco.
A decisão da administração liderada por Donald Trump, surge em resposta a uma nova lei na África do Sul que dá ao Governo poderes para, em alguns casos, expropriar terras de cidadãos. A Casa Branca aponta que a lei “discrimina de forma flagrante a minoria étnica Afrikaners”.
Segundo Washington, enquanto “a África do Sul continuar a apoiar os maus actores no palco mundial e a permitir ataques violentos a agricultores inocentes de minorias desfavorecidas, os Estados Unidos suspenderão a ajuda e a assistência ao país”, assegurou a presidência norte-americana.
Enquanto isso, o Governo sul-africano, respondeu acusando os EUA de violação dos direitos humanos: “pessoas vulneráveis de outras partes do mundo nos Estados Unidos estão a ser deportadas ou veem os seus pedidos de asilo negados, apesar das dificuldades genuínas”.
“Reiteramos que a África do Sul continua empenhada em encontrar soluções diplomáticas para quaisquer mal-entendidos ou disputas”, acrescentou.
A distribuição de terras na África do Sul tem sido uma questão complicada e altamente emotiva, com conotações raciais, por mais de 30 anos, desde o fim do sistema de apartheid de governo da minoria branca em 1994.