Politica
Adis Adeba: conflito na RDC e aceleração da Zona de Comércio Africana na agenda de João Lourenço
O Presidente da República, João Lourenço, recebe, hoje, em Adis Adeba, diversas personalidades, de entre elas o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, em reuniões relacionadas com a sua mediação do conflito no Leste da RDC.
No fim-de-semana, o Chefe de Estado angolano participa na 36ª sessão da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, que decorre na capital da Etiópia.
Segundo comunicado da presidência, a cimeira terá como tema “Acelerar a implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana”.
A Zona de Livre Comércio é um bloco económico regional formado por diversos países africanos com a finalidade de reduzir ou eliminar as taxas alfandegárias entre os países membros. O objectivo é estimular o comércio entre os países participantes.
Assim, as nações africanas projectam reduzir as tarifas sobre diversas mercadorias e preveem uma “maior industrialização e agregação de valor” aos produtos do continente.
O acordo de estabelecimento da AICFTA (sigla em inglês) foi assinado em Março de 2018 por 54 dos 55 países membros da União Africana e ratificado por 31. As negociações tiveram início em 2015.
De acordo com o Banco Mundial, o bloco económico soma mais de 1,3 biliões de pessoas e um PIB conjunto de 3,4 trilhões de dólares. A entidade também estima que, com as mudanças, mais de 30 milhões de pessoas deixem a extrema pobreza na região.
Conflito na RDC sobre a mesa da reunião entre João Lourenço e Tshisekedi