Connect with us

Politica

Conflito na RDC sobre a mesa da reunião entre João Lourenço e Tshisekedi

Published

on

A situação político-militar na região Leste da República Democrática do Congo (RDC) esteve sobre a mesa da reunião que o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, teve com o seu homólogo, Félix Tshisekedi, esta segunda-feira, 06, na Cidade Alta.

O presidente da RDC, que viaja acompanhado pela primeira dama, Denise Tshilombo, fez uma escala técnica de algumas horas em Luanda, tendo seguido para a África do Sul.

O reforço da cooperação bilateral e questões da actualidade regional e internacional também estiveram entre os temas conversados pelos dois presidentes.

As tensões entre Ruanda e a RDC aumentaram desde o ano passado, com os dois países lançando acusações de apoio aos rebeldes do M23 de ambos os lados.

Enquanto presidente da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), João Lourenço tem sido o mediador encarregue do dossier do conflito RDC – Ruanda, mandatado pela União Africana.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.